[RESENHA] O Imperador Amarelo - Heloisa Pietro

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Titulo: O Imperador Amarelo: fábulas, lendas e ensinamentos dos antigos mestres chineses.
Autora: Heloise Pietro
Editora: Moderna
Páginas: 110
Classificação: 5/5
Sinopse:


Quem conhece os outros é inteligente
Quem conhece a si mesmo é iluminado
Quem vence os outros é forte
Quem vence a si mesmo é invencível
Lao tse

 Qual é o verdadeiro objetivo de um mestre das artes maciais? 
Derrotar o inimigo? Um monge chinês que dominava esse conhecimento milenar sabia que o maior inimigo não se encontrava nos campos de batalha, mas dentro de si mesmo, e que o importante não era destruir as forças negativas, mas dissolvê-las e transformá-las.
"O caminho das nuvens", "A dança dos dragões", "A ponte mal-assombrada" são histórias vivas que atravessaram os séculos até chegarem a nossa época. Nelas, destacam-se as jornadas pelo desenvolvimento pessoal e a busca pela sabedoria.
Princesas, guerreiros  e sábios andarilhos convidam-nos a desvendar os mistérios da natureza e os segredos que nos habitam.

Olá leitoras e leitores! Tudo bem com vocês? Eu estou bem!
Hoje trago a resenha de um livro muito bom, uma leitura leve e com ensinamentos dos antigos mestres chineses que nos levam a uma reflexão um pouco mais profunda sobre o nosso Ser.


O livro contem mini histórias de fábulas, lendas e ensinamentos dos antigos mestres chineses. Recomendo ele a todas as pessoas que adoram ter um momento de reflexão e que amem estórias com dragões, serpentes e dentre outros seres místicos.

"O livro nos convida a desvendar os mistérios e os segredos que nos habitam. Com entusiasmo, mergulhamos na vida de princesas, guerreiros e nos divertimos com personagens míticos, como o Imperado Amarelo. Em meio às aventuras, encontramos questões típicas do taoísmo, como o uso da astúcia para combater a violência, ou a desvantagem do poder imperial."
Pág.13



No livro encontramos, ao todo, 17 fábulas e lendas e bem lá no finalzinho temos os ensinamentos dos mestres. Li o livro em menos de dois dias, pois como disse anteriormente é uma leitura super leve e também há umas partes bem divertidas.
Selecionei três estórias para contar a vocês e espero que gostem! Vamos lá :3


Quando a sorte se disfarça

No país de Sung vivia uma família muito famosa por sua generosidade e isto permaneceu durante varias gerações. Até que um dia alguma coisa muito estranha aconteceu e isto deixou a família toda preocupada, uma vaca preta pertencente a eles, deu à luz a um bezerro branco.
Como todos estavam preocupados, o chefe da família foi até um sábio, Confúcio, para perguntar sobre o significado desse nascimento, mas o sábio apenas disse que o bezerro é sinal de felicidade, porém um ano depois o chefe da família ficou cego de um olho e nesta mesma ocasião a vaca preta deu à luz a outro bezerro branco e novamente foram perguntar ao mesmo sábio e ele repetiu que o bezerro é sinal de felicidade. Um ano mais tarde, sem entender, o jovem que consultara Confúcio, ficou totalmente cego.
Mas não sabia a família que isto era uma sorte disfarçada e que vocês terão que ler o livro para saber o que aconteceu. (Hahahahahahahahaah)
Esta história ensina que as vezes é preciso acontecer algo ruim para que venha uma coisa melhor ainda para a vida.

O homem que tentava mover montanhas 


Nesta história temos um personagem chamado de Velho Louco, ele é chamado assim, pois sempre inventava projetos impossíveis de serem feitos.
Bem, como o Velho Louco sempre inventava, não demorou muito para que algum projeto impossível surgisse em sua mente, aí ele reuniu a família e disse que eles precisavam remover a montanha, pois ele estava farto de dar a volta nas montanhas para sair do vale.
A mulher do Velho Louco ficou soltando fumaças de raiva e começou a brigar, dizendo "Como é possível alguém de sua idade (O Velho já tem noventa anos) remover uma montanha?". Porém seu filho e seu neto ficaram muito animados com ideia e queriam ir logo remover esta montanha.
No dia seguinte levaram pás e enxadas e caminharam em direção às montanhas e chegando lá eles receberam a ajuda de um outro jovem que vivia ali perto. Juntos trabalhavam dia e noite.
Até que chegou o inverno e um sábio resolveu demovê-lo de sua ideia, porém o Velho Louco não se declinou da ideia de remover a montanha.
Eles sofreram muito com esta ideia, pois as pessoas os julgavam mais ainda.
Mas será que está montanha pôde ser removida? Será que eles receberam algum auxilio místico? Ou este trabalho foi passado de geração em geração?

A princesa imortal

Temos a personagem Miao, que é filha caçula de um poderoso imperador. Ela foi  criada num palácio luxuoso e tinha muitas regalias, mesmo assim ela se compadecia dos pobres e se apaixonou por um médico. O imperador proibiu o casamento quando soube e disse que a princesa só poderia se casar com um homem da corte.
Então, como ela não podia se casar com o homem que amava, decidiu viver num monastério. O pai contrariado aceitou a decisão com a esperança que com o passar do tempo a jovem mudasse de ideia.
Miao atingiu um nível de sabedoria, em que ela reinava sobre as criaturas sobrenaturais. A mestra de Miao se surpreendeu com a cena vista certa vez no monastério. Ela estava dançando com um tigre enorme, um dragão negro e uma grande estrela luminosa, Miao se divertia com seus amigos estranhos como se eles fossem de carne e osso.
A mestra escreveu ao imperador contando a novidade. O imperador ficou furioso e como prova de sua ira enviou um exercito para atear fogo no monastério.
Para que não ateassem fogo ao monastério, Miao pediu para que parassem com isto e em seguida tirou dos cabelos um pente de bambu e o enfiou na garganta, porém ela não morreu. Então o exercito levou Miao  para ficar de frente com o seu pai. O imperador perguntou se ela aceitaria se casar com um príncipe, mas Miao continuou dizendo que não.
Como toda palavra dita tem consequências, para Miao não foi diferente. Seu pai agora iria puni-la. Na manhã seguinte, Miao foi conduzida à praça pública, onde seria executada. Mas uma coisa surpreendente aconteceu.
Será que Miao foi levada ao Reino dos Mortos? Ou ela voltou a vida? Virou um ser Mortal ou Imortal?

Confesso, que eu amei este livro. Ganhei ele da minha irmã :3 As folhas são meio amareladas e a diagramação é muito linda! A Editora Moderna está de parabéns!!

Espero que tenham gostado!
Abraços!

4 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido falar desse livro, Erika! Achei interessante o tipo de história e ensinamento que ele traz. Boa dica!
    Amei a resenha ;)
    Beijos <3

    minhasecretapoesia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, adorei este livro! Os ensinamentos são maravilhosos e o melhor ainda é que o livro pode ser lido por pessoas de qualquer idade! Você o lê em menos de dois dias!

      Obrigada!
      Abraços!

      Excluir